Fazendo seu Tônico Facial em Casa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tônico DIY Multiuso Camomila, Alecrim e Lavanda

Fazer seu Cosmético Natural é muito mais que uma tendência comportamental.

De uns tempos pra cá, a internet vem borbulhando de receitas de cosmético DIY (do it yourself) – faça você mesmo, com ingredientes caseiros, fáceis de encontrar e de baixo custo.

Essas características também são a base das receitas criadas, testadas e compartilhadas pela Chama Verde®. Acredito que mais do que aproximar as pessoas às suas capacidades de autossuficiência, quando compartilho uma receita, também compartilho um pouco dessa marca, um pouco da história da Chama Verde® que tem sido escrita desde 2015, um pouco do que aprendemos, como sociedade com nossa ancestralidade e fazer as pessoas recordarem que fazemos parte da mesma genética das ervas, das árvores, das cascas e rizomas, flores que estão nesse Planeta, muito, mas muito antes de nós, os humanos chegarmos.

Nesse post, trago uma receita super simples de ser feita.

É o Tônico Multiuso de Camomila, Alecrim e Lavanda
Esse tônico pode ser usado no rosto, nos cabelos, como antifrizz, perfume ou clareador dos fios. Ele também pode ser aplicado na região íntima feminina, ele ajuda a combater a candidíase, coceiras, irritações e sensibilidades.

Para o preparo desde tônico, você vai precisar de:

Camomila, também conhecida por Matricaria recutita, aquela mesma florzinha amarelinha, que encontramos em mercados, feiras, empórios, usada no chá para acalmar o bebê e reduzir suas cólias intestinais, pra cólica menstrual da moça ou da mulher madura, no escalda pés, no banho de ervas, no chá gelado ou quente ou nas formulações para clarear os cabelos, tem funções calmante, cicatrizante, antialérgica e aumenta o sistema imunológico.

Alecrim, ou Rosmarinus oficialis, aquele que usamos nos assados, nos banhos e pra incensar ambientes, auxilia na palidez, no trato da asma, melhora o sistema nervoso e a memória, é antidepressivo, estimula o crescimento capilar e fortalece os fios, é antioxidante e como a camomila, também alivia o estresse e a ansiedade.

Lavanda, que tem variados tipos, de acordo com sua origem, e também chamada de Lavandula Angustifolia, trata picadas de inseto, é calmante, cicatrizante, reduz a pressão arterial, reduz dores leves e crônicas, do corpo e da alma, estabiliza o batimento cardíaco, aumenta a qualidade do sono e tantas outras funções acolhedoras, curadoras, renovadoras e fortalecedoras.

Vinagre de Kombucha, antioxidante, que ajuda a combater os efeitos do envelhecimento precoce da pele. É também bactericida e antifúngico.

Água.

Fogo.

Como fazer:

Ferva 90ml de água.
Desligue o Fogo.
Acrescente 2 punhados de camomila e 1 punhado de alecrim.
Tampe.

Aguarde esfriar.

Em uma embalagem spray (usei esse modelo de pet da foto acima, mas se for uma embalagem de vidro âmbar, melhor ainda) de 100ml. Coloque 10ml de vinagre de Kombucha.

Complete com a infusão de Camomila e Alecrim já fria.

Na embalagem, pingue 3 gotas de óleo essencial de Lavanda.

Agite sempre antes de usar, pois o óleo por ser ais denso que a água, fica suspenso na solução.

O vinagre também atua como conservante dessa fórmula evitando que micro-organismos ou aromas indesejados possam surgir na formulação.

E voilá!!!
Está pronto seu tônico multiuso.

Se não tiver disponível no momento todos os ingredientes, mas parte deles, faça o tônico também. Se não tiver o óleo essencial, faça só a infusão com as ervas e adicione o vinagre.
Se não tiver o vinagre e só uma das ervas, faca também.
Nessa formulação, tinha disponíveis os óleos essenciais de lavanda e de alecrim, então fiz infusão somente com a Camomila.

Fazer seus próprios produtos de auto cuidado é conectar se com seu eu interior mais antigo, é acessar sua fonte de potencialidades, é deixar de comprar um novo produto, numa nova embalagem, evitando mais um descarte, dando mais valor ao seu dinheiro e ao meio ambiente.

É saber o que tem dentro do seu cosmético e como ele foi feito.

É colocar intensão naquilo.

É se conectar com as ervas que a Mãe Natureza nos dispõe.

É acordar a bruxa – alquimista que mora dentro de você.

Chama Verde - A Chama que Nutre

Chama Verde - A Chama que Nutre

Uma das melhores empresas focada em fabricar produtos 100% naturais pois sabemos que ajudando você, estamos ajudando a mãe terra.

Gostou do post? Deixe um comentário :)

Veja Outros Posts

Pesquisar

Sobre Nós

Somos especializados na fabricação de produtos 100% naturais. Na Chama Verde você encontra pães, cookies e geleias totalmente integrais e naturais.

Postagens Recentes

Siga-nos

Categorias

Nossa Loja